Humanização significa tornar algo mais humano, ou seja, respeitar, ter empatia, socializar, acolher. Assim, o atendimento humanizado é uma forma de criar laços e estreitar o relacionamento entre médico/equipe hospitalar e pacientes, fazendo com que se sintam bem cuidados.
O Projeto de Humanização Hospitalar foi criado em 2000, pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover uma nova forma de atendimento nessa área. Os resultados são positivos tanto para os profissionais, quanto para as pessoas atendidas.
Quem nunca ouviu alguma queixa sobre mau atendimento ou falta de empatia em instituições da área da saúde? Isso acontece não somente no setor público, mas também no privado. É de extrema importância saber ouvir o paciente, respeitar suas necessidades, transmitir confiança e apoio, e, principalmente, enxergá-lo como um ser humano e não como mais um quadro clínico a ser diagnosticado.
CONFIRA OUTROS BENEFÍCIOS:
Tratamento mais eficaz
A partir do momento em que o paciente se sente acolhido, ele passa a confiar em sua melhora e tem mais ânimo para seguir as orientações médicas, tomando os medicamentos indicados na dosagem e nos horários corretos e retornando nas próximas consultas. Ao sentir a melhora no tratamento, ele reafirma a confiança depositada na equipe médica.
Fidelização de antigos pacientes e atração de novos
Quando alguém chega em um local e é bem atendido, com certeza ele terá o desejo de retornar e de recomendá-lo para outras pessoas. Na área de saúde não seria diferente. Os pacientes prezam muito pelo bom atendimento, a empatia e a confiança de todos os funcionários, sejam eles recepcionistas ou equipe médica, desde o primeiro contato para a marcação de uma consulta ou de um exame, dentro do consultório e no pós-atendimento. Quanto mais atenciosos e cordiais forem, maiores são as chances dos pacientes lembrarem da instituição e dos profissionais envolvidos em uma próxima necessidade ou na hora de fazer uma recomendação.
Equipe satisfeita
Outro ponto importante a se destacar é a relevância do bom relacionamento entre toda a equipe de profissionais da instituição. Um bom treinamento, que passe não só os processos da clínica como também os valores, faz toda a diferença no ambiente de trabalho e nos resultados de todos. Lembre-se: os profissionais também são seres humanos, também necessitam de empatia e cordialidade para exercer bem suas funções.
Você sabia que a tecnologia pode ajudar no atendimento humanizado?
Os profissionais podem economizar tempo em atividades burocráticas e de rotina, através dos recursos disponibilizados por um software de gestão, tais como agenda médica, controle do fluxo de caixa e prontuário eletrônico, ganhando mais tempo para ouvir e entender melhor seus pacientes.
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