Marketing para clínicas e hospitais: dicas para posicionamento e segmentação de campanhas

O avanço tecnológico impactou diversos segmentos tornando obrigatória a presença online de todos os tipos de negócios, incluindo hospitais, clínicas e consultórios. Além de ser essencial, o mundo digital oferece diversas formas de divulgação a preços mais baixos que os meios de comunicação convencionais (televisão, revistas/jornais, rádio, outdoor), sem mencionar que ele permite a segmentação do público, ou seja, você consegue atingir exatamente o perfil da sua instituição de saúde (por idade, localização, renda, etc.).

Já conversamos algumas vezes por aqui sobre a importância e o diferencial do agendamento online, e também já produzimos o e-book Práticas básicas de Marketing Digital para clínicas e consultórios . Hoje trazemos algumas dicas de posicionamento e segmentação para a sua clínica. Confira:

1. Respeite os critérios do CFM

A primeira e mais importante dica é respeitar os critérios do CFM (Conselho Federal de Medicina), que através das resoluções CFM nº 1.974/2011 e CFM nº 2.126/2015 regula os conteúdos que podem, ou não, ser publicados.

Sempre que pensar em propaganda/divulgação médica consulte o CFM.

2. Conheça o seu público e defina as personas

Quais públicos você deseja atingir?

Para criar as personas, ou seja os perfis que representam o seu público-alvo, é preciso segmentar, priorizar e descrever. Gênero, faixa etária, classe sócio-econômica, região e perfil familiar são alguns dos inúmeros critérios que devem ser anotados e analisados. Também é recomendável analisar as especialidades médicas prioritárias para que a segmentação tenha sucesso.

3. Crie uma estratégias de conteúdo de acordo com a jornada das suas personas

Após a identificação básica dos perfis do seu público-alvo é preciso pensar nas necessidades, dúvidas e interesses das personas nos diferentes patamares do ciclo de relacionamento com a marca da sua clínica. A estratégia de conteúdo deve ser estruturada de acordo com essa jornada, que vai do desconhecimento até a fidelização dos pacientes e exige experiências, conteúdos e canais distintos, sem mencionar na definição das métricas de marketing.

4. Construa seu público através de seus próprios canais

O site da sua instituição de saúde apenas existe ou faz parte da sua estratégia de negócio? Ele apresenta apenas as informações básicas (procedimentos, contatos, exames, etc.) ou tem dados de Google Analytics, blog e oferece a opção de agendamento online?

Estratégias de Inbound Marketing são essenciais para ter o controle da audiência, compreender o comportamento do seu público em cada página e estabelecer estratégias efetivas.

Não esqueça de manter o site, o blog e as redes sociais sempre atualizados e lembre-se que não é permitido expor fotos de pacientes (mesmo com autorização) e publicar imagens de “antes e depois” de procedimentos

5. Conversão

O que você faz com quem acessa os seus canais? Você sabe quem são essas pessoas? Como garante que elas voltarão e que não esquecerão da sua instituição?

Seus canais devem estar preparados para conversões, ou seja, para tornar esses visitantes em futuros pacientes através da captação de contatos. Entregue conteúdo aprofundado e de valor (blog, e-book, infográfico) e possibilite a assinatura da sua newsletter através da captação de dados desses visitantes.

Após a conversão dos contatos é preciso desenvolver estratégias de conteúdo e campanhas personalizadas de relacionamento e engajamento com cada persona, por exemplo, pacientes que já são clientes, familiares e acompanhantes de pacientes, potenciais pacientes, médicos da clínica, parceiros, profissionais do setor, etc.

Gostou dessas dicas? Então continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre esses e outros assuntos.

 

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