Prescrição digital e os benefícios para a saúde do paciente

Ainda se vê, em muitos hospitais, médicos utilizando-se do papel e da caneta como um instrumento essencial de trabalho, seja para anotar uma prescrição, escrever um lembrete, fazer uma anamnese ou até registrar um compromisso qualquer na agenda. No entanto, esse hábito mais tradicional está perdendo força e dando lugar às novas tecnologias voltadas para a área da saúde, que cada vez mais avançam no mercado e facilitam as tarefas desses profissionais. É nesse contexto que a Prescrição Digital vem atuando.

É de comum acordo que os médicos sempre foram reconhecidos por apresentarem letras ditas como “irreconhecíveis” e impossíveis de se compreender. Afinal, quem nunca pensou que esse fato era algum tipo de critério para exercer tal profissão? Brincadeiras a parte, ainda que não possamos generalizar, muitos problemas graves envolvem essa questão, uma vez que verificamos inúmeros casos de mortes pela ingestão de medicamento ou posologia incorreta devido ao não entendimento da letra do especialista. Por essa razão, a Prescrição Digital é uma ferramenta de extrema importância para o meio clínico. É com ela que o profissional da saúde poderá preceituar remédios e dosagens com o máximo de organização e credibilidade.

 Além de oferecer uma melhor administração pelo uso do meio digital, essa forma de receita associada a um sistema integral online, facilita a obtenção de informações e o armazenamento de dados dos pacientes, sem perda de tempo na consulta e diminuindo os riscos de erro. Algumas dessas ferramentas, como a Marcamed, ainda se baseiam em uma extensa lista com mais de 60 mil medicamentos conectados às farmácias que podem informar, através de SMS, os locais em que os remédios encontram-se mais em conta, proporcionando economia e praticidade para os pacientes.

A funcionalidade desse serviço também se estende a diminuição do uso excessivo do papel. Muitas empresas hoje têm se preocupado com as atitudes sustentáveis, desta forma, elas procuram dia a dia alternativas para substituição de materiais que desgastem o meio ambiente e, felizmente, encontram nos sistemas digitais, soluções que são favoráveis a essa e outras temáticas.

Portanto, a Prescrição Digital aliada a um sistema completo de gestão de clínica pode mudar toda dinâmica de uma instituição que quer ser reconhecida e valorizada pelos funcionários e pacientes que atendem. Esteja atento aos anseios do mercado e busque os mais adequados e atuais métodos de atendimento.

Quer saber mais sobre a Prescrição Digital? Participe do nosso webinário, feito em parceria com a Memed, que ocorrerá no dia 16 de outubro, às 10h.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *