A sala de espera ou recepção é aquele ambiente onde os pacientes aguardam o momento da consulta, pegam exames e realizam o pagamento do atendimento, então ela deve ser o mais agradável possível. Separamos algumas dicas para que a sua clínica, confira.
Organização: chamada por senha
A melhor forma de organizar os atendimentos na recepção é utilizando um sistema de senhas e definindo os tipos a serem distribuídos de acordo com o modelo de gestão da clínica. Desta forma, há um registro no software da data e da hora em que o paciente entrou no local e o tipo de atendimento escolhido. Pouco depois aparece na tela da televisão, disposta na sala, o guichê que irá atender cada número. Durante a chamada é possível deixar uma programação para entreter os pacientes. Para não ter problemas com direito de imagem, o ideal é que sejam conteúdos próprios da clínica, como informativos, curiosidades e dicas de saúde.
Limpeza e decoração
Um ambiente de saúde deve estar sempre limpo e conservado. Evite deixar poeira e sujeira nos móveis ou no chão, troque o saco das lixeiras conforme a necessidade, preserve a mobília, mantenha as paredes limpas e o banheiro abastecido com os principais artigos de higiene.
A disposição dos móveis também deve ser levada em conta. Ela não deve atrapalhar o fluxo de pessoas e deve evitar aglomerações. Experimente criar ilhas de cadeiras e poltronas confortáveis e bonitas. A decoração também deve casar com a identidade visual da clínica. Evite o excesso de objetos e cores que fujam do logo. Pense em colocar algumas plantas para deixar o ambiente mais aconchegante. Se você também atende crianças, elabore um espaço que seja destinado a elas.
Conforto e distração
Além da programação com conteúdos próprios, a clínica também pode investir em um pequeno espaço que ofereça café, água, balinhas e biscoito, livros para colorir e brinquedos para as crianças, revistas e jornais atuais para os adultos, boa climatização e iluminação, e pensar na liberação do Wi-Fi para os pacientes.
Informações sempre à mão
Para que o atendimento no guichê da recepção seja feito de forma ágil e humanizada, experimente utilizar um software médico que ofereça prontuário eletrônico e tenha todas as informações (dados pessoais, histórico médico, informações de convênio ou métodos de pagamento utilizados, resultado de exames, etc.) do paciente atualizadas e à mão, ou melhor, a um clique.
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