Você sabe o que é Telemedicina e qual sua importância nos dias de Hoje?

Quando se vê a medicina tão bem integrada, utilizando-se de modernas tecnologias da informação e com grandes avanços tecnológicos não se imagina que esse conjunto de inovações tem nome: Telemedicina. Esse termo origina-se na palavra grega “tele”, que significa “distância” e caracteriza-se por unir as ferramentas de comunicação existentes, como computadores, dispositivos móveis e internet, a todos os ramos da saúde. Ou seja, é o uso da tecnologia da comunicação nas funções médicas para melhorar o atendimento ao paciente e as atividades gerais dos profissionais da área quando estão afastados do ambiente clínico.

A Telemedicina, desde seu aparecimento no fim da década de 60, tem revolucionado a medicina e ampliando seus horizontes por permitir a realização de inúmeras ações médicas à distância. Num período anterior, poucos hospitais se utilizavam dos serviços de telefonia para conseguir uma aproximação com o paciente. Hoje, o desenvolvimento da comunicação, com ênfase para os celulares e a internet, facilita o contato entre eles.

Apresentaremos agora dois pontos essenciais a serem esclarecidos sobre os usos e os benefícios da comunicação médica à distancia:

Quais os usos da Telecomunicação?

Essa ferramenta da medicina pode ser aplicada em diferentes âmbitos. Alguns deles incluem a notificação dos resultados laboratoriais, assistência por meio de sites a pacientes com ou sem dificuldade de locomoção, construção de bancos de dados com informações dos serviços prestados, publicação de artigos científicos e casos clínicos importantes para geração de conteúdo médico. Além disso, a ampliação da comunicação contribuiu para o aumento da educação à distancia de profissionais da saúde que almejam reter mais conhecimentos sobre diversos assuntos do ramo.

Os usos desse conjunto de inovações são incontáveis, sendo percebidos nos lembretes de SMS que as clínicas enviam a seus pacientes e até nos sites para aprimorar os serviços prestados e com isso conseguir dar uma melhor assistência.

Quais benefícios a Telemedicina trouxe para área da saúde?

Os benefícios gerados são muito extensos, no entanto, levantaremos os principais como o sigilo e a segurança dos dados dos pacientes, acessibilidade de grande parte da população aos conteúdos sobre saúde, maior especialização dos profissionais, redução de tempo e custo desperdiçados com atividades secundárias e acesso rápido e agilidade nos laudos por meio da tecnologia. De todas as vantagens que a era da telemedicina trouxe, a aproximação do médico e do paciente assegurando o recebimento de saúde onde quer que ambos estejam foi a principal delas.

O encurtamento dos espaços permitido pelas tecnologias avançadas contribuiu para a ampliação dos serviços da saúde nas mais diversas localidades, sendo assim, dando bases para a prevenção e tratamento de doenças.

Saiba mais sobre outras funções da Telemedicina e seus benefícios conhecendo o Conclínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *