Existem três tipos de comunicação: a escrita, a falada e a corporal. Esta última, a única não-verbal, muitas vezes passa desapercebida pelos emissores. Justamente por essa desatenção, ela é uma das formas de comunicação mais utilizadas para se analisar a veracidade do que é dito – principalmente em entrevistas e reuniões de negócios.
Por não prestarmos muita atenção na nossa linguagem corporal, ela fica delegada ao nosso inconsciente, o qual, muitas vezes, contradiz o que dizemos conscientemente. Ao mentir, por exemplo, podemos utilizar palavras com segurança e autoridade, mas, se não prestarmos atenção em nossos movimentos, a linguagem corporal pode nos delatar.
Confira agora os 20 principais erros de linguagem corporal que podem estar prejudicando você em reuniões e apresentações:
Conhecendo alguém
Ao conhecer alguém, nossa linguagem corporal diz bastante sobre como nos sentimos em relação à pessoa. O aperto de mão forte é desconfortável e o fraco transmite a ideia de displicência. Por isso, o aperto de mão deve ser firme e seguro para transmitir à pessoa essas características sobre você.
Fugir ao contato visual também transmite insegurança e deve ser evitado. Olhe nos olhos da pessoa com firmeza e em hipótese alguma olhe para o chão.
- Aperto de mão muito fraco;
- Aperto de mão muito forte;
- Olhar para o chão ao cumprimentar alguém;
Durante uma apresentação
Apresentar uma ideia ou projeto é uma arte, e é extremamente simples perceber quem não a domina. Para se apresentar corretamente, é preciso treinar bastante e estar atento aos enganos que cometemos para diminuí-los.
- Colocar as mãos no rosto;
- Arrumar cabelo, roupa ou gravata frequentemente;
- Não gesticular;
- Dar as costas ao público enquanto fala;
- Falar para vários, mas fixar o olhar em apenas um;
- Segurar ou cruzar os braços;
- Mãos no bolso;
- Olhar muito o celular;
- Andar com ombros baixos;
- Olhar muito o relógio;
Esperando
Muitas vezes, enquanto aguardamos reuniões ou entrevistas, estamos sendo observados e julgados. Por isso, é necessários estarmos atentos à nossa postura e linguagem corporal.
- Sentar na beirada da cadeira;
- Sentar estirado na cadeira;
- Bater os pés no chão;
- Bocejar;
- Estalar os dedos;
- Franzir os lábios ou os olhos;
- Roer as unhas.
Evitando esses erros, certamente você transmitirá segurança aos seus interlocutores e terá mais chances de obter um acordo proveitoso. Portanto, fique de olho! E conte com a Tecnoarte para auxiliar nos desafios do seu negócio! Clique aqui para ver como podemos te ajudar.