5 passos para conquistar e fidelizar pacientes

conquistar e fidelizar pacientes

O mercado de saúde está saturado e, por vezes, unidades de saúde experimentam uma queda no fluxo de pacientes. E isso não é nada bom para o faturamento e a reputação da instituição. Mas, como conquistar e fidelizar pacientes em um ambiente tão competitivo?

Leia também: Uma solução inteligente para as falhas no atendimento

Confira 5 passos que vão mudar pra sempre a sua relação com os pacientes e lembre-se: pacientes satisfeitos são leais até mesmo em tempos de crise.

  1. Agilize processos para conquistar e fidelizar pacientes

Recepção lotada, dificuldade de encontrar dados de pacientes, longas filas de espera, papelada… se essa é a realidade do seu negócio de saúde, repense sobre a sua gestão. Pacientes gostam mesmo é de conforto e facilidade. Por isso, invista em um sistema de gestão seguro, que integre todos os processos da sua unidade de saúde. Assim, evita-se falhas em processos, conflito de horários, perca de dados e outros problemas.  Clique aqui e veja algumas soluções.

  1. Faça o paciente se sentir especial

O primeiro passo já foi dado: sua instituição é organizada e ágil. Essa impressão é muito importante para a imagem que você quer passar da sua unidade de saúde, e mais importante ainda para conquistar e fidelizar pacientes. Mas só isso não é o suficiente. Você precisa oferecer ainda um bom atendimento, ou seja, um tratamento mais humanizado, desde a recepção até a consulta médica. Para isso, além de oferecer um bom ambiente de trabalho aos funcionários, é importante investir em consultorias e capacitações. Clique aqui para saber como.

  1. Entenda o seu público

Não basta ter como base apenas os números do seu faturamento porque assim você não vai identificar as possíveis deficiências e gargalos do seu negócio. Por isso, é fundamental avaliar o perfil dos seus pacientes e fazer uma análise crítica dos processos, como taxa de ocupação, ou seja, os horários de pico e os mais disponíveis de cada médico e especialidade, além dos motivos, datas e horários de consultas canceladas. Com esses recursos, você pode avaliar o perfil dos seus pacientes e estudar possíveis adaptações e mudanças na rotina da sua unidade.

  1. Resolva problemas

Quando um paciente procura ajuda médica é porque já se esgotou todas as suas possibilidades. Desse modo, os médicos devem sempre procurar resolver as reclamações de seus pacientes, evitando que ele volte com dúvidas para casa ou que não tenha tido sucesso com a consulta. Para isso, você deve priorizar um atendimento acolhedor e promover em sua equipe médica a busca constante por capacitação, atualização e reciclagem.

  1. Evite atrasos

Sabemos que imprevistos são suscetíveis de acontecer, mas fazer com que o paciente espere nunca é uma boa opção. Ele não tem nada a ver com os fluxos e rotinas da sua unidade de saúde e dos médicos, por isso, evite ao máximo o atraso em consultas. Para isso, é fundamental ter um sistema de gestão que agrega todas as demandas médicas e fluxo de pacientes em consultas. Assim, a recepcionista poderá saber que horas começou uma consulta e estimar o tempo de término, ou se o médico teve um imprevisto.

Com o sistema de gestão do iConsultório você resolve todos esses problemas. Clique aqui e faça um teste gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *