5 Atitudes Que Podem Afastar Pacientes

consultório espera gestao hospitalar

“A melhor propaganda é feita por um cliente satisfeito”

A frase de Philip Kotler, pensador que revolucionou a forma de se enxergar o marketing, serve para todas as profissões. O dever do médico que almeja ser bem sucedido vai muito além de diagnosticar pacientes. Conquistá-los e torná-los clientes fiéis que o veem com confiança é um grande diferencial para consultórios e hospitais bem sucedidos. Mas como estabelecer essa relação de confiança com o paciente?

Muitas vezes, na correria do dia a dia, os médicos tem pouco tempo e energia para analisar o que o impede de cativar determinados pacientes. O que faz um paciente voltar? E o que faz outro nunca mais aparecer?

Confira agora algumas atitudes que podem afastar pacientes:

1- Aparência de cansaço

Pacientes gostam de saber que podem confiar no médico. É claro que cada paciente possui seu próprio período e requisitos para confiar em alguém, mas a aparência com certeza é determinante para todos eles. Manter-se apresentável é fundamental, e isso não diz respeito apenas às roupas. Rosto de cansado, cabelo desgrenhado, desatenção ou mal humor tornam a consulta desconfortável e as chances de afastar o paciente aumentam.

2- Não se mostrar atualizado

O profissional de saúde precisa estar sempre atualizado. Ler revistas científicas, artigos, visitar congressos, conversar com outros profissionais, tudo isso garante que o médico esteja alinhado com as práticas mais eficazes da atualidade. No entanto, muitas vezes esse esforço não transparece para o paciente. É importante que o médico mostre-se atualizado e demonstre que, ainda que não possa entregar um diagnóstico definitivo sempre, se esforça para ficar atento à melhor forma de curá-lo. Esse tipo de atitude garante confiança e admiração por parte dos pacientes.

3- Longos períodos de espera

Ninguém gosta de ficar horas esperando uma consulta, né? Dependendo do estado clínico e emocional do paciente, ficar em uma sala de espera pode ser angustiante e determinar que o paciente não volte. Sabemos que esperar, às vezes, é inevitável, mas pode-se melhorar essa situação de duas formas: reduzir o tempo de espera do paciente e melhorar a experiência dessa espera. Softwares como o Visual ASA e o iConsultório garantem mais eficiência nesse quesito com o agendamento online e a entrega virtual de resultados.

Confira um texto com 6 dicas para reduzir o tempo de espera do seu consultório.

4- Problemas com a secretária

Vida de secretária não é fácil. Ela precisa atender telefonemas, agendar consultas, organizar horários, resolver problemas, tudo isso sem perder a gentileza e atenção para com os pacientes. A pessoa na recepção é o cartão de visitas de um consultório. Ela precisa transmitir tranquilidade e empatia do princípio ao fim, pois uma postura negativa pode ser determinante afastar pacientes. É preciso incentivar uma postura amigável em todos os funcionários, nem que para isso seja necessário chamar-lhes a atenção em uma conversa franca.

5- O preço justo

O médico sabe todo o tempo, esforço e dinheiro que foi investido para chegar ali. O paciente, muitas vezes, não. Por isso, são comuns críticas sobre o preço da consulta. Nesse tipo de situação, muitos médicos ficam em silêncio, constrangidos, com medo de argumentar com o paciente e ser mal interpretado. Como já dizia o ditado: quem cala, consente. É importante que o médico tenha argumentos claros que justifiquem seu preço, como reforçar seus diferenciais, comentar sobre os estudos e esforços diários, relembrar toda a estrutura de custos do consultório, etc.

Esses são alguns cuidados fundamentais para cativar seus pacientes e tornar seu consultório um local a ser lembrado com carinho por eles. Seguindo-os, tudo indica que seus pacientes retornarão tão logo tiverem uma nova enfermidade. Se tiver problemas para garantir seu consultório funcional ou sua equipe alinhada, converse conosco!

3 comments on “5 Atitudes Que Podem Afastar Pacientes

  1. Pingback: Blog Tecnoarte
  2. Pingback: Blog Tecnoarte
  3. Pingback: Blog Tecnoarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *