Por Ário Lovato Jr – Especialista em Ambiente Integrado de Inteligência de Negócio
Muitas pessoas já ouviram a sigla BI, mas algumas não sabem muito bem o que significa nem do que se trata. Afinal, o que é BI? Segundo Gartner, uma das maiores empresas de consultoria do mundo, BI ou Business Intelligence “é o conjunto de conceitos, métodos e recursos tecnológicos que habilitam a obtenção e distribuição de informações geradas a partir de dados operacionais e históricos, visando proporcionar subsídios para a tomada de decisões gerenciais”. Achou complicado?
Para que você aprenda sobre o conceito Business Intelligence (BI), vamos voltar no tempo para saber um pouco mais sobre a história desse conceito. Há milhares de anos, as informações provenientes da natureza, tais como o período de chuvas e o comportamento das marés, já eram cruzadas pelos estudiosos para realizar previsões em relação às estações e ao tempo.
Em algumas obras, percebemos também a importância do cruzamento de dados para melhorar estratégias. No livro “A Arte da Guerra”, Sun Tzu também fala sobre a importância da organização e análise de informações para apoiar a tomada de decisão em uma guerra: “Detenha o conhecimento das fraquezas e virtudes suas e de seus inimigos. A falta desse conhecimento pode resultar na derrota”.
De volta aos tempos atuais, é importante lembrar que o conceito de Business Intelligence é aplicável a qualquer empresa, independentemente de seu porte, faturamento ou segmento.
BI: Sofisticação e agilidade na análise de dados
Normalmente, a empresa identifica que precisa de um BI quando percebe que existe um desencontro de informações, no momento em que cada setor entrega um resultado diferente. E isso acontece por diversos motivos: definições de termos diferentes entre os departamentos, relatórios insuficientes ou com erros, dificuldades para extrair dados provenientes de diversas fontes, em vários formatos, oriundos de diversos meios e arquivados de diferentes maneiras.
Já deu para perceber que a descentralização de dados prejudica o processo de tomada de decisão, além de interferir diretamente nos resultados finais de diversos processos. Pois é nesse ponto que o BI entra em ação para automatizar esses processos e unificar os dados.
Na pesquisa apresentada pela Gartner, em 2012, os CIOs elegeram o BI como prioridade máxima, ficando na frente de ferramentas como ERP e servidores de armazenamento, por exemplo. A expectativa, segundo a Gartner, é que a adoção de ferramentas de Business Intelligence (BI) cresça cinco vezes mais nos próximos anos.
Antenados em relação a essa tendência, nós, da Tecnoarte, realizamos a integração de nossas ferramentas e expertise ao mundo do BI (Business Intelligence), e assim podemos ajudar milhares de gestores da área da saúde a tomar decisões mais assertivas, proporcionando o desenvolvimento profissional e o crescimento empresarial.
Que entender melhor como o Business Intelligence pode ajudar a sua empresa? Conecte agora mesmo o BI em seus bancos de dados e surpreenda-se com a visão que você terá do seu negócio daqui pra frente: https://www.tecnoarte.com.br/atendimento