Lembre-se da última vez que você visitou um hospital. Ele estava limpo, organizado, com os funcionários trabalhando corretamente e os médicos atendendo sem grandes filas de espera? Se sim, o hospital visitado tinha um bom gestor hospitalar. Se não, já sabemos de quem é a culpa.
Por trás de toda instituição está alguém responsável por conduzir os processos, gerir os recursos e atuar como elo integrador das equipes. Nas instituições ligadas à saúde, essa pessoa é conhecida como gestor hospitalar.
O que faz o Gestor Hospitalar?
O gestor hospitalar organiza instituições dedicadas à saúde, como clínicas, laboratórios, hospitais e asilos. Suas atribuições passam pelo controle de estoques e fluxo de materiais, gerenciamento e manutenção de equipamentos, controle de procedimentos administrativos e de limpeza, controle do fluxo de resíduos hospitalares, apoio estratégico em campanhas (coleta de sangue, controle de epidemias, arrecadação, etc) e gestão de recursos humanos (contratos e serviços).
Quais características deve ter um Gestor Hospitalar?
Cada vez mais requisitado para atuar na administração de empresas ligadas à saúde, o profissional em gestão precisa ter um pensamento estratégico apurado, além da capacidade de identificar e solucionar problemas rapidamente. É fundamental que possua consciência e postura ética diante da tomada de decisões, além de um raciocínio rápido, crítico e analítico.
Como se tornar um Gestor Hospitalar?
A formação escolar é de suma importância, pois quanto maior o nível de escolaridade, mais apto o profissional estará para ocupar vagas de grande responsabilidade. Ainda durante o ensino médio, o estudante pode ingressar em um curso técnico em Gerência de Saúde. Para o estudante que busca mais proficiência, a graduação de Tecnólogo em Gestão Hospitalar também é uma opção.
O curso técnico em Gerência em Saúde tem carga horária mínima de 1200 horas/aula. Já a graduação de Tecnólogo em Gestão Hospitalar tem uma carga mínima de 2400 horas/aula, com duração média de dois a três anos.
Como é o Mercado de Trabalho?
As áreas de atuação do Gestor Hospitalar são amplas. Além de poder trabalhar em hospitais, consultórios e clínicas, ele também pode estar à frente de farmácias, laboratórios de análises, casas de repouso e SPAs. Com tantas opções de locais onde atuar, o que não falta para o gestor hospitalar é trabalho.
Se interessou?
Se você é um estudante e se interessou pela carreira em gestão hospitalar, clique aqui para maiores informações. Se você, por outro lado, procura um gestor para sua empresa ou consultório, vem conversar com a gente!