Chega um momento da carreira de muitos médicos em que eles se veem na eminência de abrir um consultório. Nessas ocasiões, é bastante comum o médico acumular as tarefas administrativas e legais, o que geralmente se torna um grande desafio.
É nesse momento que a leitura pode se mostrar uma grande aliada. Sempre uma fonte preciosa de conhecimentos, os livros podem proporcionar ao administrador os conhecimentos de gestão que tornarão seu consultório um sucesso.
Por isso, listamos 4 livros de gestão hospitalar e marketing de saúde que não podem faltar nas estantes de um consultório:
Marketing Estratégico para a Área da Saúde (Phillip Kotler)
Esse é um livro bastante teórico sobre o marketing na área da saúde. Ele é voltado para médicos e administradores de hospitais e clínicas. Seu autor, Phillip Kotler é considerado o principal autor de marketing, sendo referência em todos os estudos dessa área. Nesse livro, Kotler se concentra em exemplos práticos para a área de saúde.
“A função do novo profissional de marketing é criar um relacionamento de longo prazo, de confiança e de valor com os clientes, o que significa levar toda a organização a pensar sobre os Clientes e a servir a eles e a seus interesses. Por exemplo, os hospitais que construíram uma ampla cultura de marketing, de modo geral, terão um melhor desempenho do que aqueles que pensam simplesmente que estão vendendo consultas, exames e serviços, por sua vez.”
Legislação Profissional em Saúde (Nivea Santos)
Essa é uma obra essencial que não pode faltar em nenhum consultório. Ele aborda de forma simples e direta o Código de Ética da área de saúde, evitando possíveis problemas no consultório ou hospital. Para isso, ele parte de situações rotineiras do cotidiano hospitalar, orientando os profissionais a resolver questões fazendo uso das leis.
Perspectivas da Relação Médico-Paciente (Cyro Martins)
Cyro Martins é um conceituado psicanalista e romancista brasileiro. A partir de sua experiência tanto literária quanto com a prática médica, Cyro escreve um livro delicioso no qual aborda concepções filosóficas e humanistas do atendimento a pacientes. Suas teorias partem de seus próprios estudos e dos conhecimentos que mudaram a forma de se fazer medicina no século XX.
Se Disney Administrasse Seu Hospital (Fred Lee)
Disney foi um gênio, ok, mas o que ele tem a ver com administração hospitalar? Em um primeiro momento, a ideia pode parecer esquisita, mas, ao longo da leitura deste clássico, o autor Fred Lee faz tudo ganhar sentido. Reunindo sua experiência como executivo hospitalar e suas passagens pelas organizações Disney, Lee demonstra como o atendimento pode ser uma forma especial de se gerar admiração e lealdade.
“Você pode desenhar, criar e construir o local mais maravilhoso do mundo. Mas são as pessoas que transformam os sonhos em realidade”, disse Walt Disney. “Eu tenho uma organização em que as pessoas são realmente especialistas. Elas precisam estar todas juntas, e essa é a minha função.”
Muitos livros são necessários para se formar um bom médico, geralmente sobre doenças, corpo humano e natureza. Mas o conhecimento humano, de trato com os pacientes e de gestão hospitalar, faz um bom médico ser também um grande gestor. Com a leitura dos livros citados, o médico que abrir um consultório terá conhecimento suficiente para se tornar um profissional diferenciado e bem sucedido.
A Tecnoarte atua há mais de 20 anos no mercado de gestão hospitalar e soluções tecnológicas. Todos esses livros foram lidos e seus ensinamentos estão em nosso sangue. Vem conversar com a gente para saber como podemos te ajudar!