Você já parou pra pensar quais são os fatores que levam a perda de materiais médicos e desperdícios, e quais são as consequências desses problemas? Sabemos que a rotina de unidades de saúde não é nada fácil e que o setor tem grande demanda de insumos, mas, ainda assim, é possível ter controle total dos gastos e evitar desperdícios.
Para isso, não existe mágica. O segredo está em como você acompanha as dinâmicas da sua instituição, e isso vai desde a contratação dos funcionários até o bom funcionamento do almoxarifado. Confira agora, 2 passos simples que podem melhorar os processos do seu negócio.
Primeiro passo: Lean Healthcare
Com a filosofia do pensamento enxuto, o Lean Healthcare funciona tendo como base o mapeamento de processos. Analisando e acompanhando cada processo e dinâmica da sua unidade de saúde, o Lean Healthcare irá identificar os vácuos, as falhas e as deficiências do seu negócio. E o resultado é positivo: eliminação de perdas, melhoria dos procedimentos, aumento da produtividade e a consequentemente economia financeira.
Muitos são os fatores que levam a perda de materiais médicos e desperdícios, desde a má gestão, até a falta de mão de obra especializada, passando por desvios, falta de tecnologia adequada e também excesso de funcionários desempenhando a mesma atividade. Por isso, é tão importante uma análise mais criteriosa da saúde da sua instituição. Assim, será possível, não só eliminar perdas e evitar desperdícios, mas também, resolver questões estruturais.
Segundo passo: software de gestão
É muito difícil ter o controle total da logística da instituição de saúde sem que algo passe despercebido. E é claro que a presença humana é importante, mas muitos erros poderiam ser evitados caso a tecnologia fosse mais presente dentro de ambientes médicos.
Assim, é fundamental um sistema de gestão integrado e eficiente para acompanhar todas as dinâmicas e processos da instituição de saúde, reduzindo agressivamente os riscos de falhas humanas. Por exemplo, grande parte da perda de materiais médicos e desperdícios são devido a vencimentos, desvios ou furtos, com o uso de software de gestão você não enfrenta esses problemas, pois, todas as informações pertinentes à entrada e saída dos materiais estarão no sistema.
Perda de materiais médicos e desperdícios: NUNCA MAIS!
Viu como é fácil? Primeiro você faz um raio-X da sua situação atual com a inteligência do Lean Healthcare para eliminar os excessos, seja de mão de obra ou de insumos, e identificar gargalos em processos, devido à mão de obra não especializada ou de fornecedores inadequados.
Depois, você monitora os processos por meio de um software de gestão. É bom lembrar que é muito importante acompanhar e ter o controle da gestão para evitar perda de materiais médicos e desperdícios. Afinal, estar atento aos processos da sua instituição é a melhor maneira de controlar os custos, evitar desperdícios e até mesmo melhorar processos.
Entre em contato com os nossos consultores aqui e conheça o Lean Healthcare. Aproveite e teste grátis nosso software de gestão!
One comment on “2 passos para acabar com a perda de materiais médicos”