Se você não sabe quais são as características de uma boa recepcionista, não se preocupe, esse problema acaba aqui e agora! Imagina o seguinte: você é um paciente e vai marcar uma consulta por telefone. Com quem você vai falar? Com a recepcionista, é claro.
E quando você chega para a consulta, quem é a primeira pessoa que você procura? A recepcionista.
E quando você precisa tirar uma dúvida ou dar um feedback sobre a consulta médica, com quem você fala? Recepcionista.
Viu como ela está presente na maioria dos momentos em que o paciente precisa de ajuda? A recepcionista é, muitas vezes, a primeira pessoa com quem o paciente tem contato e por isso seu papel é tão fundamental para o sucesso de uma unidade de saúde. Afinal, ela tem o poder de refletir uma ótima ou péssima imagem, capaz de fidelizar ou afastar para sempre os seus pacientes.
Conheça AGORA as características de uma boa recepcionista!
Você já viu a importância de uma recepcionista, agora tá na hora de conhecer as características de uma BOA recepcionista. Confira e depois nos conte o que achou. Sua opinião é muito importante para nós!
Pró-atividade: esse quesito é fundamental. Afinal, as recepcionistas são colaboradoras coringas no suporte ao atendimento médico e precisam estar dispostas a enfrentar os imprevistos do dia a dia com eficiência.
Organização e planejamento: não basta só ter uma rotina bem definida de trabalho, é importante também ter organização e planejar melhor o que é prioridade.
O mais importante é a organização da agenda médica. Isso é fundamental para que os processos internos aconteçam com garantia de bons resultados. Outro ponto importante é saber o tempo médio de cada procedimento e consulta, o tempo máximo de atraso e também quais atitudes tomar quando os pacientes não compareçam às consultas.
Por fim, vale destacar que ter documentos organizados também é importante. Mas ter dados e contatos acessíveis é essencial.
Humanização no atendimento: os pacientes não procuram só cuidar de sua saúde, mas querem ser, além de tudo, bem recebidos e ter seus problemas resolvidos. Por isso, uma recepcionista precisa estar sempre disposta a atendê-los, mas não é só isso: oferecer um atendimento personalizado e empático aos pacientes é diferencial.
Bons conhecimentos de informática: a tecnologia pode ser uma grande aliada das recepcionistas de clínicas médicas. Podendo, inclusive, otimizar e facilitar o seu trabalho diário.
Por isso, é interessante aprofundar os conhecimentos no envio e no recebimento de e-mails, nos navegadores de internet, em editores de texto, em planilhas eletrônicas e em softwares que auxiliem seu trabalho dentro da clínica.
Neste post do blog “UMA SOLUÇÃO INTELIGENTE PARA AS FALHAS NO ATENDIMENTO” explicamos melhor como a tecnologia aumenta a eficiência no atendimento médico e facilita a rotina das recepcionistas, confira: https://goo.gl/b20gbs
