Saiba como fidelizar pacientes, mantendo a agenda cheia e seu consultório fortalecido no mercado
Na correria do dia a dia, muitas vezes os médicos têm pouco tempo para avaliar o que os impede de cativar determinados pacientes. Mas, afinal, como conquistá-los de vez? O que fazer para fideliza-los, garantindo sempre o seu retorno?
Confira algumas dicas para estabelecer uma boa relação com seus pacientes, mantendo a agenda do seu consultório sempre cheia. Lembre-se, pacientes satisfeitos são leais e retornam até mesmo nos tempos de crise!
Presença online
Divulgue seu trabalho nas redes sociais e também por meio de um site bem construído. Leve em consideração todas as informações que alguém com um problema de saúde busca na internet: sintomas, tratamentos, consultórios próximos à residência ou ao local de trabalho, etc.
Esteja presente nas buscas online, através de patrocínio do seu site no Google, e também por meio da produção de conteúdos que atendam às necessidades dos pacientes.
Equipe em sintonia
De maneira individual ou em reuniões coletivas, converse com os funcionários e entenda seus principais interesses e necessidades. A partir daí, debata ideias e busque formas de auxiliá-los, mostrando que a empresa está pronta para valorizá-los.
Lembre-se, funcionários satisfeitos oferecem um atendimento mais humano e completo no acolhimento dos pacientes!
Fortaleça as parcerias
Mantenha um bom relacionamento com os colegas médicos para gerar indicações de novos pacientes. Cultivar contatos com clubes, associações, academia e colégios, também é fundamental para ampliar seu público.
Ambiente acolhedor e acessível
Assegure um ambiente confortável e acessível: boa iluminação, disposição ampla entre os móveis, ausência de tapetes escorregadios e banheiros adaptados com barras de apoio. Outros mimos, como cafezinho, água, revistas atuais, televisão e música também são bem-vindos.
Atenção na escuta
Um tratamento humanizado começa desde o atendimento na recepção até a consulta médica. Estabelecer um relacionamento baseado na confiança e compreensão é fundamental. Demonstrar paciência, empatia e saber ouvir também são características importantes para qualquer profissional da saúde.
Evite atrasos
Imprevistos podem acontecer, mas fazer um paciente esperar nunca é boa opção. Invista, então, em um software para consultório, que integra todos os processos da sua unidade de saúde, otimizando dinâmicas internas e fluxo de pacientes.
Resolva problemas
Ao procurar ajuda médica, provavelmente o paciente já esgotou todas as outras possibilidades de cuidado. Não à toa, chega ao consultório cheio de dúvidas e reclamações.
Em uma consulta de sucesso, então, os problemas devem ser resolvidos com eficiência pelo médico. Para isso, no entanto, é fundamental que o profissional esteja constantemente atualizado, por dentro dos principais avanços da área, de forma a diagnosticar e tratar corretamente o paciente, garantindo seu retorno com tranquilidade para casa.
Gestão de qualidade
Para manter em alta qualidade os serviços e o atendimento do seu consultório, investir em um sistema médico pode ser uma boa estratégia.
Além de agilizar processos, evitar erros e facilitar agendamentos, ele estreita a comunicação com os pacientes, confirmando consultas via mensagens e enviando e-mails em datas comemorativas, por exemplo.
Softwares de gestão, como o Visual ASA e o iConsultório, facilitam a vida de médicos, pacientes e colaboradores, aumentando a produtividade e diminuindo consideravelmente os custos do seu negócio. Ficou interessado? Clique aqui para saber mais!