Como fazer sucesso com um perfil médico no Instagram?

O Instagram, com cada vez mais usuários, principalmente no Brasil, tornou-se uma forte ferramenta de marketing para diversas empresas e profissionais. Conhecido por ser uma rede de muitas imagens e vídeos curtos (que não chegam a ter um minuto), também se popularizou entre médicos de todas as especialidades.

A ferramenta é capaz de proporcionar maior alcance, ampliando autoridade e visibilidade (quem não é visto, não é conhecido nem lembrado), ser mais um canal de divulgação e relacionamento com antigos e potenciais clientes e ainda reverter esse alcance em pacientes para o consultório. Mas como utilizá-lo?

  • Poste o que o público quer ver e saber

O que os usuários mais procuram no perfil de especialistas são dicas e dúvidas comuns sobre saúde, curiosidades sobre serviços, indicação de produtos/tratamentos e frases motivacionais. Busque imagens que chamem a atenção. Você mesmo pode criar ou pegar de bancos de imagens gratuitos ou pagos. Na hora de escrever a publicação seja objetivo e leve. Evite termos médicos que não sejam do conhecimento dos pacientes e textos grandes demais, pois eles podem fazer com que o usuário desista da leitura.

  • Utilize bem as hashtags #

Grandes aliadas de qualquer postagem, as hashtags situam o público sobre o assunto representado na imagem. Portanto, utilize somente aquelas que fizerem sentido. A ferramenta permite o uso de no máximo 30 e elas podem ser colocadas na legenda do post ou nos comentários. Evite utilizar hashtags em outros idiomas se você não pretende atingir estrangeiros.

  • Frequência das postagens

Como dissemos anteriormente, quem não é visto não é lembrado, portanto tente postar o máximo de vezes na semana que conseguir. Não ultrapasse mais do que dois posts por dia. Utilize o Instagram Stories e recorra à ferramenta de analytics da rede social para analisar os melhores horários de postagem.

  • Interações

Você também pode criar enquetes no Instagram Stories e perguntas nas postagens para gerar engajamento dos usuários, mas não se esqueça de interagir com eles. Acompanhe o andamento das publicações, perceba os conteúdos que o público tem se identificado, responda os comentários com educação e simpatia, não esqueça nenhum e evite demorar. Esse tipo de atitude tem retorno muito positivo, levando usuários a serem e indicarem pacientes. Você pode separar momentos do dia para fazer isso ou contratar um profissional para te ajudar a cuidar da rede como um todo.

 

Antes de criar seu perfil profissional nas redes sociais acesse o Manual de Publicidade Médica (CFM) e leia atentamente as regras. Faça o seu marketing com ética e responsabilidade. https://portal.cfm.org.br/publicidademedica/arquivos/cfm1974_11.pdf

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