Em qualquer negócio, ouvir opiniões e sugestões de clientes sobre produtos e serviços é fundamental para estreitar relacionamentos e melhorar procedimentos. Na área de saúde isso não é diferente. Os comentários, o chamado “feedback”, devem ser recebidos como incentivo, nunca de forma negativa. Mas, como obter um quadro realmente fiel sobre o que pensam os pacientes de seu consultório ou clínica?
Uma pesquisa de satisfação, com as perguntas corretas, é a melhor opção. Confira essas dicas de como fazer e inspire-se!
1 – Como identificar os pacientes? – As chances de as pessoas responderem a uma pesquisa que exija identificação são muito menores. Há o temor de que poderão ser punidas caso venham a expressar aspectos negativos. O mais indicado, então, é não exigir que o paciente se identifique na pesquisa. Uma saída é categorizar a identificação por itens mais genéricos como idade, gênero e local de residência.
2 – Tipo de resposta – A análise, neste caso, é sobre respostas de múltipla escolha ou descritivas. Aqui também a praticidade e a objetividade ganham espaço. Os entrevistados têm preferência pelo formato mais rápido.
3 – Quantidade de perguntas – Faça um esquema da pesquisa com os itens que você quer saber, dividindo em poucas perguntas. As pessoas dispõem, no máximo, de 1 a 2 minutos para responder a uma pesquisa. Se passar disso, há grandes chances de não concluírem a pesquisa.
4 – Meio a ser utilizado – Busque facilitar o processo para o usuário. Recorra à tecnologia e a processos automáticos que podem tornar a pesquisa mais rápida e prática. Em uma breve pesquisa é possível encontrar plataformas que possibilitam a criação de pesquisas on-line.