A competição no mundo dos negócios está cada dia mais acirrada. Todos buscam consolidar-se como referências de seus segmentos, e o principal caminho para isso é o investimento em qualidade de serviço. O segmento da saúde não é diferente – cada vez mais os profissionais de saúde precisam se atualizar e se adaptar às novas demandas do mercado. Mas como decidir no que investir para aumentar a qualidade do serviço?
Descobrir a resposta para essa pergunta é a tarefa do gestor de processos organizacionais. Cabe a este profissional unir gestão de negócios com as novas tecnologias da informação para analisar e procurar formas de otimizar o desempenho de todas as variáveis que influenciem os resultados da empresa. Essas variáveis são diversas e abrangem desde os materiais primários até as máquinas, equipamentos, funcionários, conhecimentos, processos, regras, entre outros fatores essenciais.
“A área de gestão de processos deve conceber a definição, análise e melhoria continua dos processos com objetivo de atender às necessidades e expectativas dos clientes”, explica Gregório Varvakis, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina.
Mas por que a gestão de processos é tão importante?
Quantas vezes nos deparamos com funcionários despreparados ou plataformas defeituosas que nos dão uma má impressão de um profissional ou empresa? É imprescindível que o cliente tenha uma boa percepção do trabalho, e isso só é possível com uma gestão de processos integrada e eficaz.
Em um mercado concorrido, adotar práticas sólidas de organização e gerenciamento pode ser também o caminho para encontrar o seu diferencial. Uma gestão de processos bem efetuada consegue integrar a equipe, os processos e os resultados, facilitando a obtenção e gestão das informações, o que cria um ambiente fértil para a aplicação de novas estratégias e abordagens.
Por outro lado, quando a empresa não possui uma gestão de processos efetiva, os riscos de ficar para trás no mercado são enormes. Isso porque os processos se desencontram, os funcionários ficam perdidos, os resultados não são bem analisados, entre outras falhas. Todos estes problemas ficam escancarados no produto final, afastando clientes novos e antigos.
Se você almeja proporcionar aos seus clientes e funcionários um trabalho de qualidade, garantindo assim uma posição de destaque no mercado, a gestão de processos pode ser o que você procura. Conheça melhor nossa Consultoria de Gestão e Marketing, que está com um desconto incrível, clicando AQUI.