Pacientes idosos demandam atenção e cuidados extras durante o atendimento
Com a evolução constante no diagnóstico e tratamento das diversas doenças, é cada vez mais alta a expectativa de vida da população mundial. Nesse sentido, avaliar a qualidade dos cuidados médicos dispensados aos pacientes idosos que frequentam clínicas e consultórios torna-se fundamental.
Sua unidade de saúde tem como público-alvo os pacientes idosos? Confira algumas dicas para preparar o seu espaço e equipe, e garanta um atendimento diferenciado aos seus pacientes!
Ambiente acolhedor e acessível
Recepção lotada, sem lugar para sentar, com longas filas de espera e uma papelada sem fim para preencher. Se essa realidade em muitos consultórios e clínicas já assusta a maioria das pessoas, imagine, então, os pacientes idosos, que demandam atenção e cuidados extras durante o atendimento?
Assegure, assim, um ambiente confortável e acessível: boa iluminação, disposição ampla entre os móveis, ausência de tapetes escorregadios, banheiros adaptados com barras de apoio. Outros mimos, como cafezinho, água, revistas atuais, televisão e música ambiente também são bem-vindos.
Faça o paciente se sentir especial
A primeira impressão já foi passada, sua unidade de saúde é confortável e organizada. Mas só isso não basta. É necessário oferecer, ainda, um tratamento humanizado, do atendimento na recepção até a consulta médica.
Nesse caso, estabelecer um relacionamento baseado em confiança e compreensão é fundamental. Demonstrar paciência, empatia e saber ouvir também são características importantes para qualquer profissional da saúde que tenha como público-alvo os pacientes idosos.
Evite atrasos
Imprevistos são suscetíveis de acontecer, mas fazer um paciente idoso aguardar muito tempo nunca é uma boa opção. Além de alterar completamente a rotina a qual ele está habituado, dependendo do seu caso clínico e estado emocional, a experiência em uma sala de espera pode ser extremamente angustiante.
Por isso, invista em um sistema de gestão que integre todos os processos da unidade de saúde, otimizando dinâmicas internas e fluxo de pacientes. Por exemplo, com esta ferramenta, a comunicação entre recepção e sala dos médicos é facilitada, com maior precisão no horário de início das consultas, estimativa do término, aviso de imprevistos. Saiba mais aqui.
Resolva problemas
Ao procurar ajuda médica, provavelmente o paciente já esgotou todas as outras possibilidades de cuidado. Não à toa, chegam às clínicas e consultórios ainda cheios de dúvidas e reclamações.
Em uma consulta de sucesso, então, os problemas são resolvidos com eficiência pelo médico. Para isso, no entanto, é fundamental que o profissional esteja constantemente atualizado, por dentro dos principais avanços da área, de forma a diagnosticar e tratar corretamente o paciente, garantindo seu retorno com tranquilidade para casa.