Tudo na vida são fases e nos negócios não poderia ser diferente. Por vezes, experimentamos o faturamento indo de vento em popa, mas surge uma crise e complica tudo. Outras, o relacionamento flui muito bem com os fornecedores e funcionários, mas, diante de uma mudança inesperada no mercado, tudo desmorona. Mas, apesar das influências externas, dá para controlar aspectos internos da sua empresa por meio de uma gestão eficiente e assim potencializar o seu negócio.
Pensando nisso, preparamos 5 passos para você potencializar o seu negócio e ainda ter controle total das dinâmicas e processos da sua instituição. Confira!
1.Foco na organização estratégica
Reconheça a importância da gestão organizada e integrada da sua unidade de saúde. Investir em um sistema de gestão que agrega todas as informações dos processos, dinâmicas, insumos, dados e informações da sua unidade em um só lugar, com segurança total, é o primeiro passo para potencializar o seu negócio e atingir o sucesso da sua organização. Assim, fica muito mais fácil o desempenho das atividades diárias, pois, o sistema facilita a comunicação entre os diversos setores, compartilha informações com usuários estratégicos, além de oferecer assistência técnica.
Sugerimos a leitura: GESTÃO ASSISTENCIAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA NEGÓCIOS DE SAÚDE.
2.Use a tecnologia da informação a seu favor
É muito comum a dificuldade que alguns profissionais têm de olhar para a tecnologia e reconhece-la como aliada do seu negócio. Mas é necessário e fundamental aguçar o olhar para esses serviços e facilidades, ainda mais na área da saúde. Com a tecnologia da informação (TI), você garante a segurança e sigilo dos dados, reduz custos e acaba de vez com papeladas e perdas de informações. No caso de dados de pacientes, por exemplo, a integração de determinadas informações auxilia na tomada de decisão do procedimento médico, entre outras funcionalidades.
Sugerimos a leitura: COMO A ÁREA DE TI GARANTE A SEGURANÇA E SIGILO DOS DADOS?
3.Invista em capacitação
Ter uma equipe alinhada e que busca constantemente o aprimoramento pessoal e profissional é um grande diferencial. Mas, como incentivar essa atitude? Primeiro, ofereça boas condições de trabalho, assim, você terá uma equipe menos estressada e mais produtiva. Depois, invista em reuniões de equipe, dê feedbacks positivos, ofereça workshops e treinamentos, por exemplo.
Sugerimos a leitura: O ESTRESSE DOS COLABORADORES INFLUENCIA NA PRODUTIVIDADE
4.Corte custos do seu negócio
O primeiro passo já foi dado: você integrou as rotinas e processos da sua unidade de saúde com um sistema de gestão estratégico e inteligente. Aqui já houve uma redução de custos enorme, mas ainda é possível reduzir mais! Vamos explicar como: com o sistema de gestão integrado, você mapeia processos e faz relatórios que podem revelar possíveis gargalos da sua unidade de saúde. Além disso, o mapeamento de processos deixa mais claro para o gestor os setores que mais enfrentam problemas, facilitando assim, a tomada de decisão para uma terceirização do serviço ou melhoria da equipe responsável.
Sugerimos a leitura: OUTSOURCING: UMA PEÇA FORA DO LUGAR FAZ MUITA DIFERENÇA
5.Trate todos os pacientes como prioridade
É muito importante oferecer um atendimento de excelência aos pacientes e seus acompanhantes desde a recepção até a consulta médica, pois eles são a base do seu negócio. Até porque, ninguém gosta de ser mal atendido, principalmente em ambientes médicos, por isso, valorize o serviço de excelência e assim terá uma rede de boa fama do seu negócio. A credibilidade é um diferencial para qualquer instituição.
Sugerimos a leitura: UMA SOLUÇÃO INTELIGENTE PARA AS FALHAS NO ATENDIMENTO
Gostou das dicas? Clique aqui e conheça melhor nossas soluções que podem potencializar o seu negócio!
