O estresse dos colaboradores influencia na produtividade

estresse

Vamos iniciar nossa conversa com uma dica valiosa: o estresse dos colaboradores é um gasto dobrado para o empregador. Sim, gestor, quem saí perdendo nessa história é você! Mas, vamos entender melhor como isso funciona na prática?

Você tem sua unidade de saúde e investe maciçamente nela para torná-la referência na área em que atua. Possui bons fornecedores, está prospectando melhores serviços e sua estrutura é impecável. Entretanto, seus colaboradores andam insatisfeitos e estressados, como resolver? Aliás, como identificar e reverter esse cenário?

Ter um relacionamento saudável com os colaboradores e fazer uma gestão adequada é sem dúvidas o principal desafio de um gestor. Entendemos que sua rotina não é nada fácil e sabemos que gerir um negócio em saúde é menos ainda. Mas, é necessário desenvolver e motivar seus colaboradores e, o mais difícil, mantê-los satisfeitos.

Menos estresse, mais produtividade

Anota aí: colaboradores satisfeitos é sinônimo de produtividade. E você, empreendedor e gestor de sucesso, precisa estar atento a isso. Pois, se o seu ambiente de trabalho for agradável, o seu colaborador se sentirá mais à vontade para propor novas ideias, investir na própria capacitação e ainda desempenhar seu cargo de forma eficiente, com um bom atendimento aos pacientes e bom relacionamento com os colegas de trabalho, e isso é muito bom para o seu negócio.

Caso contrário, você terá um ambiente mais sombrio para gerir. Isso porque, colaboradores insatisfeitos podem ocasionar perda de desempenho, falta de estímulo e clima organizacional negativo. Além disso, pode gerar uma rotatividade grande no seu negócio, o que é muito negativo para uma boa imagem.

Como investir em um bom ambiente de trabalho?

1. Reconheça o perfil da sua equipe: é um erro comum dos gestores lidarem com todos da mesma forma, e isso nunca dá certo. Os perfis dos seus colaboradores são diferentes e entender que cada um tem uma necessidade específica é muito importante. Assim, você saberá como motivá-los e mantê-los satisfeitos. Por exemplo: para motivar Maria, basta dar-lhe autonomia. Já João, para estar motivado, precisa de um horário mais flexível, e por ai vai.

2. Ofereça boas condições: um bom ambiente de trabalho não se faz só com cordialidades, mas sim, com ferramentas capazes de otimizar processos e fluxos. Por isso, invista em informatização de processos para aumentar a segurança dos seus dados e facilitar as atividades de seus colaboradores. Além disso, é fundamental realizar análises constantes de desempenho dos processos para entender e identificar possíveis deficiências.

3. Ouça e dê feedbacks: um bom gestor escuta o que os colaboradores têm a dizer. Um excelente gestor presta atenção e dá feedbacks positivos aos colaboradores. Pois, se você não trocar, dificilmente você vai somar. Portanto, invista em reuniões que motivam a troca de ideias. Assim, será muito mais fácil identificar problemas e resolvê-los.

4. Dê suporte: um bom gestor investe em capacitação profissional. E um excelente gestor investe em capacitação e assistência. Pois, de nada adianta ter uma estrutura adequada e funcionários capacitados se você não estiver preparado para os imprevistos, não é mesmo?

5. Cuidado especial com o atendimento: a recepção é o coração da sua unidade de saúde e o departamento que mais merece atenção. Ninguém gosta de ser mal atendido, principalmente em ambientes médicos. Por isso, minimize o estresse dos seus colaboradores, já que esse departamento é o mais “tenso”, com um sistema integrado de informações que irá evitar falhas em processos, conflitos de dados e gerar tempo.

Clique aqui e conheça melhor nossas soluções que podem agregar valor ao seu negócio!

One comment on “O estresse dos colaboradores influencia na produtividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *