6 dicas para reduzir o tempo de espera do paciente

reduzir o tempo de espera do paciente

Dependendo do caso clínico de cada paciente e do estado emocional em que ele se encontra, a experiência em uma sala de espera pode ser angustiante e, pior, pode ser um fator decisivo na hora de optar pelo próximo local da consulta ou exame médico. Por isso, que tal definir estratégias para reduzir o tempo de espera do paciente?

Sabemos que esperar, às vezes, é inevitável, mas podemos melhorar esse ponto em duas frentes: reduzir o tempo de espera do paciente na sua unidade de saúde e melhorar a experiência dessa espera. Quer saber como? Confira nossas dicas!

Reduzir o tempo de espera do paciente nunca foi tão fácil: confira os passos para atingir esse objetivo

 1 – Organização: essa é a chave para resolver a maioria dos problemas do atendimento. Portanto, organizar no início do dia o que será feito ao longo dele é imprescindível para otimizar o tempo de espera do seu paciente. E isso não vale só para a recepção, que deve ter clareza sobre quais são os pacientes marcados para a atual data e quais procedimentos serão realizados, mas também para os médicos.

2 – Sistema de Gestão: invista em um sistema de gestão 100% online e seguro, que integre todos os processos da sua unidade de saúde e que otimize as dinâmicas internas.

Por exemplo, com o sistema de gestão eficiente, você facilita a comunicação entre recepção e a sala dos médicos ao compartilhar o status do paciente que está em atendimento. Com isso, há uma maior organização do consultório, evitando, por exemplo, que o médico se desloque para chamar o próximo paciente ou que haja demora nesse processo.

Clique Aqui para conhecer outras soluções que um bom software de gestão pode lhe oferecer.

3 – Fluxo de Pacientes: é imprescindível que o corpo administrativo, em especial a recepcionista, tenha total controle sobre as consultas e o fluxo de pacientes. Para isso, é essencial traçar uma média de tempo gasto em cada atendimento e levar em consideração uma “margem de segurança” para imprevistos como, por exemplo, atrasos, faltas e até mesmo uma demora a mais na consulta.

Assim, a recepcionista estará informada e com controle total da situação, podendo, inclusive, informar aos demais pacientes em espera sobre a previsão do próximo atendimento, com isso, eles se sentirão muito mais seguros e confortáveis.

4 – Agendamento Online: esse, com toda certeza, é o passo mais importante para reduzir o tempo de espera do paciente. Veja só: no agendamento off-line, geralmente as consultas são marcadas em horário comercial, visto que você precisa de uma recepcionista para realizá-las. Você imagina o quão isso atrapalha a rotina dos seus pacientes e ainda gera gastos pra sua unidade de saúde?

Com o agendamento online de consultas, isso muda, pois os pacientes terão autonomia para realizar suas marcações quando quiser e a hora que for, seja na madrugada ou no fim de semana, além de integrar esse evento a sua rotina. E você só tem a ganhar com isso!

Clique aqui para conhecer mais vantagens do agendamento online de consultas.

5 – Entrega Online de Exames: com essa facilidade, os pacientes não precisarão se deslocar até a unidade de saúde para ter acesso aos laudos médicos, ou seja, você garante ao seu paciente um atendimento mais especial e ainda evita a formação de filas na entrega de exames dentro da sua instituição.

Clique aqui e conheça outros benefícios desse recurso.

6 – Conforto: como dissemos, esperar é inevitável, mas você pode tornar essa experiência melhor para os seus pacientes. E isso é muito fácil! Som ambiente, wi-fi disponível, TV, café, água… esses são alguns mimos que você pode oferecer para entreter e melhorar a experiência de espera do seu paciente.

Invista em um ambiente acolhedor, onde seus pacientes poderão se sentir confortáveis como se estivessem em casa e, assim, o ato de esperar será bem mais tranquilo para eles.

Gostou das dicas? Então aproveita para conhecer melhor nossa Consultoria de Gestão e Marketing que está com um desconto incrível de lançamento: clica AQUI.

One comment on “6 dicas para reduzir o tempo de espera do paciente

  1. Pingback: Blog Tecnoarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *