Precisamos falar sobre Gestão Estratégica e Plano de Marketing em saúde!

Gestão Estratégica e Plano de Marketing

Gerir clínicas e consultórios médicos não é tarefa fácil. Ainda mais para profissionais como nós, médicos, que dedicamos nossa vida ao cuidado diário da saúde das pessoas, mas que pouco aprendemos sobre números, gestão estratégica e plano de marketing.

Nesses 25 anos de trajetória e parcerias, encontramos muitos profissionais que vivem essa realidade. Ainda mais com o avanço das novas tecnologias, que serviram de grande progresso para a medicina, seja pela sofisticação nos aparelhos diagnósticos ou em ferramentas que facilitam a rotina em unidades de saúde, como os softwares de gestão e prontuários eletrônicos.

Falando em avanço das tecnologias, é preciso citar também a necessidade de inserção de clínicas e consultórios médicos na internet e em redes sociais. Esses canais estão sendo muito explorados por grandes empresas de diversos ramos para a divulgação de seus serviços e captação de novos clientes.

Sabemos que na rotina corrida do dia a dia, entre um atendimento e outro, é difícil encontrar tempo para investir nesses canais. Porém, a união entre gestão estratégica e plano de marketing é essencial para o sucesso de qualquer instituição.

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A consultoria tem como objetivo auxiliar os profissionais da área da saúde que queiram potencializar a gestão do seu negócio com foco na fidelização de pacientes, aumento dos lucros e qualidade no serviço e atendimento prestado. Pois entendemos que, se bem utilizada, a tecnologia pode ser uma grande aliada ao profissional para gerir, fortalecer e divulgar o seu negócio.

  • O foco na Gestão Estratégica

A Gestão Estratégica é importante porque entrega ao gestor o que ele precisa.  Dessa maneira, é importante aplicar ferramentas que facilitem os processos, que simplifiquem a vida dos pacientes e que, acima de tudo, satisfaçam as necessidades da sua instituição.

Além disso, mensurar resultados e avaliar os dados e informações do seu negócio são fundamentais para identificar vácuos, falhas e deficiências. Assim, fica muito mais fácil garantir a melhoria contínua dos processos e aumentar a rentabilidade da sua clínica ou consultório.

  • O foco no Plano de Marketing

Se você já ouviu alguém se referir ao médico como “o meu médico”, então, você já deve ter percebido que as pessoas gostam de criar uma relação de confiança e familiaridade com o profissional.

Para construir essa relação de confiança mútua, é preciso pensar como o marketing, ou seja, identificar, analisar e atender às necessidades, desejos e expectativas dos seus pacientes. E levar em consideração que, hoje, o paciente não procura apenas o médico em caso de doenças, mas tem cada vez mais pensado nele como um profissional da saúde, que agrega valor, bem-estar e beleza à vida.

Isso significa que, além de investir em um bom relacionamento com os pacientes, é preciso estudar o perfil deles, oferecendo facilidades e comodidades nos serviços. E, claro, fortalecer a comunicação da sua clínica como um todo, atingindo desde os pacientes, funcionários, visitantes até os fornecedores.

Para isso, é fundamental ter uma comunicação interna eficaz e inserir sua unidade de saúde nas redes, com a criação de um site e uma conta no Facebook, por exemplo. Algumas unidades de saúde investem também em assessoria de imprensa para alcançar ainda mais um resultado satisfatório.

Medidas como essas são importantes não só para afinar a relação da sua unidade de saúde com o público em potencial, mas também para divulgar o seu negócio. E esse é um dos pontos principais a serem atingidos pelo Plano de Marketing: fortalecer a sua marca, seu nome e seu espaço.

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