6 dicas para a sua clínica contribuir para o meio ambiente

contribuir para o meio ambiente

A preocupação em contribuir para o meio ambiente está mobilizando cada vez mais instituições de saúde a adotarem medidas com responsabilidade socioambiental.  Um bom exemplo é a iniciativa do Hospital das Clínicas de São Paulo que, em 2010, disponibilizou um posto de coleta de chapas de radiografias em seu prédio. O projeto visava acabar com o descarte indevido das chapas que, se descartadas no lixo comum, podem contaminar solos e rios.

Nós sabemos que medidas como essa demandam uma estrutura grande e qualificada, que muitas vezes clínicas e hospitais menores não tem o suporte suficiente para coloca-las em prática. Mas, com trocas inteligentes, é possível promover uma gestão de responsabilidade socioambiental. E atenção: as trocas inteligentes também incluem os processos administrativos.

Pensando nisso, separamos seis dicas para a sua unidade de saúde contribuir para o meio ambiente:

Consumo de energia: troque toda a iluminação por lâmpadas de LED. Além de durar mais tempo, as lâmpadas economizam energia. Para se ter ideia, uma lâmpada LED consome 80% menos energia se comparada a uma lâmpada incandescente.

Mercúrio líquido: substitua os medidores de pressão e termômetros que contenha o metal por outros digitais, mais precisos, modernos e ecologicamente corretos.

Empresas especializadas: existe uma infinidade de ONGs e empresas especializadas em coleta e reciclagem de materiais, sejam médicos ou não. Por isso, vale muito a pena pesquisar e fazer parcerias ao invés de descartar mecanicamente os materiais, algumas empresas, inclusive, compram os materiais e o dinheiro da venda pode ser revertido em melhorias da própria unidade de saúde.

Como dissemos, os processos administrativos também precisam sofrer trocas inteligentes para que a sua unidade de saúde promova uma gestão de responsabilidade socioambiental. Esses, arriscamos dizer, são os desafios mais importantes a serem enfrentados. Mas, não se preocupe, os softwares de gestão estão cada vez melhores e personalizados para atender as especificidades do seu negócio.

Confira como um software de gestão pode ajudar a sua unidade de saúde a contribuir para o meio ambiente:

Informatização de processos: prontuários, receituários, dados de internações, lembretes e anotações gerais ficam armazenados no computador, reduzindo drasticamente os custos com a compra de materiais de escritórios e, consequentemente, o descarte dos mesmos.

Resultados online de exames: os pacientes, muitas vezes, não buscam seus laudos médicos e acabam causando um gasto desnecessário de papel, tinta e tonner de impressora. Por isso, a adoção de resultados de exames online se tornou tendência na área de saúde, pois, além de economia para o gestor, contribui para a preservação do meio ambiente.

Redução de perda de materiais: muitos são os fatores que levam a perda de materiais médicos e desperdícios, desde a má gestão, até a falta de mão de obra especializada, passando por desvios e também excesso de funcionários desempenhando a mesma atividade. Por isso, com um software de gestão você terá controle de toda entra e saída de materiais, além, é claro, de uma análise periódica de cada setor, que auxiliará na avaliação dos desperdícios.

Quer promover a melhoria da sua unidade de saúde? Entre em contato conosco e conheça nossos softwares de gestão: https://www.tecnoarte.com.br/atendimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *