Encontrar a pessoa ideal para uma vaga não é fácil. Uma das principais funções do gestor é escolher a pessoa certa, na hora certa, para o lugar certo. Mas como fazer isso? Contratar funcionários é uma arte que exige sensibilidade e poder de análise do contratante, mas existem algumas dicas que podem facilitar o processo. Confira:
Definição da vaga e perfil desejado
O primeiro passo na hora de contratar funcionários é saber bem que tipo de perfil se procura. Descreva de forma clara as funções da vaga e as aptidões que o postulante precisa ter para preenchê-la.
Anunciar a vaga em diversos lugares
Divulgar em diferentes plataformas é uma forma de atrair candidatos de áreas variadas. As redes sociais, como Facebook e Linkedin, são um bom caminho, mas não deixe de investir também em jornais, universidades e sites de vagas.
Processo seletivo e entrevistas
Separados os currículos mais pertinentes, desenvolva uma entrevista na qual você possa conhecer o candidato a fundo, não só como profissional, mas também como pessoa. Preste atenção se ele passa segurança, credibilidade e se é comunicativo. Nessa etapa, mais do que julgamentos objetivos, o importante é a empatia com o candidato.
Alinhamento de valores
Um erro bastante comum das empresas é contratar funcionários levando em consideração apenas aptidões técnicas e o histórico do candidato. Com o passar do tempo, algumas incompatibilidades comportamentais podem minar o relacionamento e impossibilitar a continuidade do trabalho. Por isso, é de suma importância haver compatibilidade entre o perfil do candidato com os princípios e valores da empresa.
Passadas estas etapas, o candidato que se mostrar apto à vaga provavelmente trará resultados positivos para sua equipe. Dessa forma, contratar funcionários será uma tarefa diferenciada para o crescimento da sua empresa. No entanto, se as dificuldades em contratar funcionários persistirem, fale conosco clicando aqui para saber mais sobre nossos serviços de consultoria e capacitação.