5 dicas para controlar o setor de compras do seu hospital

Confira dicas importantes para o setor de compras otimizar recursos e manter em dia a saúde financeira do seu hospital!

 

Faça uma análise periódica das suas despesas

O setor de compras deve analisar periodicamente as finanças para um diagnóstico assertivo de despesas. Para isso, é preciso organizar todos os meses as contas, extratos, gastos e receitas do hospital, questionando-se: como foi o fluxo de caixa? Qual foi o retorno? Onde erramos? E os acertos? Onde é possível cortar gastos?

Elabore um relatório completo sobre as movimentações financeiras, e identifique os pontos que funcionaram e aqueles que podem melhorar nos próximos meses.

Invista em pequenas formas de economia

Aluguel, salários e impostos são custos que dificilmente se pode mexer. Mas com planejamento e criatividade é possível encontrar pequenas formas de economia que, somadas, resultam na boa saúde financeira do seu hospital.

Optar por lâmpadas mais econômicas, equipamentos que consomem menos energia, produtos de limpeza mais baratos são algumas mudanças que podem ajudar. Economizar tempo também pode gerar resultados importantes em longo prazo.

Por exemplo: um determinado hospital estava recebendo muitas demandas de trabalhos de parto, sem conseguir atender a todas. Pensaram, então, em construir uma nova ala. Mas notaram que as pacientes, após a operação, permaneciam tempo demais no leito, quando poderiam ser liberadas mais cedo. Otimizando o processo de alta, dispensou-se o investimento no novo ambiente e evitou-se um gasto a mais desnecessário.

Negocie com os fornecedores

Uma forma do setor de compras otimizar os recursos do hospital é negociar com seus principais fornecedores.

Para isso, converse individualmente com cada um deles, propondo um contrato que seja lucrativo para ambos as partes. Outra boa dica é firmar parcerias de longo prazo, que garantem confiança e eficácia.

Aproveite as oportunidades

Apesar do planejamento financeiro mensal, é importante manter uma postura aberta e dinâmica. Esteja sempre disposto a mudar, pensar fora da caixa, encontrar soluções alternativas. Só assim estará pronto para aproveitar as grandes oportunidades quando elas aparecerem.

Invista em tecnologia

Ao investir em tecnologias, o setor de compras não só otimiza os gastos do hospital, como também agiliza os seus diversos processos e práticas.

Com o agendamento online de consultas, por exemplo, você otimiza seus gastos com telefones. Há também a entrega de resultados online, que gera economias em impressão, papel, energia e tempo.

Com os softwares de gestão, como o Visual ASA e o iConsultório, você facilita a vida de pacientes, médicos e outros colaboradores. Além disso, eles aumentam a produtividade e diminuem consideravelmente os custos do hospital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *