Uma das profissões mais admiradas, a medicina desperta o interesse de muita gente. Conheça suas principais curiosidades!
Por que os médicos têm letra feia? Quais as especialidades mais procuradas? Como um sistema médico pode ser um aliado importante na sua clínica ou consultório? Abaixo, desvendamos as principais curiosidades sobre a prática da medicina. Confira!
Caligrafia
Por que a maioria dos médicos tem a letra feia? Além dos fatores pessoais, as exigências da profissão também colaboram para isso: cargas extenuantes de trabalho, com muitas consultas em sequência, que geram pressa nos processos básicos do dia a dia.
O prontuário eletrônico soluciona esse problema, reduzindo as chances de erro por anotações inelegíveis! Além disso, fica disponível em bancos de dados que podem ser acessados a partir de um smartphone, tablet ou outro dispositivo com acesso à internet.
Clínica x consultório
Enquanto o foco principal nos consultórios é o atendimento, nas clínicas a atividade principal envolve a execução de tratamentos e cirurgias.
Além disso, o consultório serve principalmente para consultas: em uma única sala, o médico examina o paciente, escuta seus sintomas, pede e analisa exames complementares e dá o diagnóstico. Já a clínica exige uma infraestrutura maior, incluindo espaço para CTI, UTI e leitos de internação.
Especialidades
As áreas de especialização mais buscadas na medicina são a pediatria, a ginecologia e a obstetrícia.
Sistema Único de Saúde (SUS)
No Brasil, quem termina a graduação em medicina precisa fazer um estágio obrigatório de duração mínima de dois anos, com 30% da carga horária cumprida no Sistema Único de Saúde (SUS).
Diga 33!
Sabia que antigamente os médicos mandavam seus pacientes dizerem 33 ao examinarem o peito? O número provoca uma vibração que não será ouvida, caso o pulmão esteja com indícios de pneumonia.
Símbolo
Ao contrário do que muita gente pensa, o símbolo da medicina é o Bastão de Esculápio (serpente enrolada em um cajado de madeira). Normalmente confundido, o Caduceu de Mercúrio (barra metálica alada, com duas cobras enroladas), na verdade, está relacionado ao comércio.
Sistema médico para clínicas e consultórios
Grande aliada à prática da medicina, a tecnologia dá suporte aos diagnósticos, aos processos internos das unidades de saúde e à comunicação eficiente com os pacientes.
Um software para clínicas, por exemplo, otimiza as dinâmicas internas e revoluciona a forma como os médicos lidam com a administração dos seus negócios – e, sem dúvida, os benefícios da implantação fazem valer o orçamento investido.