Como a liderança médica impulsiona o sucesso da sua clínica ou hospital

Em sua unidade de saúde, o médico deve exercer um papel de liderança, engajando a equipe e estimulando resultados

Para que seu hospital ou clínica sejam bem vistos no mercado, é fundamental que você tenha uma relação de confiança com seus pacientes. Mas isso não significa apenas promover um bom atendimento. É necessário, também, adotar uma postura de liderança frente a sua unidade de saúde, engajando sua equipe de colaboradores e estimulando resultados.

Nesse sentido, entender que a liderança é uma característica que requer prática e treinamento é essencial. Para isso, além das suas funções básicas de cuidados da saúde, um especialista responsável pela liderança médica de uma clínica ou hospital deve se preparar para: encarar novos desafios; estimular a implantação de soluções de gestão integrada; apostar em novas tecnologias; ter sensibilidade para tomar decisões de forma ética e transparente; entender que nem todas as relações devem ser baseadas em processos e protocolos.

Liderança médica no engajamento da equipe

A imagem de liderança, associada à busca constante por mudanças e resultados, é a responsável direta pela influência do médico frente aos seus funcionários – que, ao perceberem o engajamento de todos em um processo de transformação, são despertados pelo sentimento de motivação e fidelidade.

Só assim, estimulados pelos pensamentos de união e afinidade, é que eles se sentirão à vontade para propor novas ideias, investir na própria capacitação e ainda desempenhar seus cargos de maneira produtiva e eficiente.

Abaixo, confira 5 dicas para aprimorar sua capacidade de liderança e manter uma equipe motivada, em busca de resultados:

Crie uma cultura de feedback

Essa é uma excelente forma de se aproximar dos funcionários e intensificar a comunicação entre vocês. Lembre-se, um feedback também pode ser positivo, além de uma maneira eficiente de motivar sua equipe.

Evite a racionalização de processos

Um bom líder também sabe exercitar o seu lado emocional, buscando humanizar as relações e valorizando o papel de cada funcionário

Tenha uma boa comunicação interna

Painéis informativos com novidades, campanha de funcionário do mês, aniversariante do mês, happy hour e cursos de capacitação são bons exemplos de ações para uma comunicação interna eficaz.

Esteja sempre atento e aberto

Funcionários se sentem mais acolhidos quando seus líderes estão abertos a novas sugestões. Saber escutar e filtrar novas ideias é fundamental para o desenvolvimento do trabalho e para construção de um bom relacionamento com sua equipe.

Invista em softwares de gestão

Um líder de sucesso busca constantemente por inovações e formas de facilitar o trabalho dos seus colaboradores. E hoje, o uso de tecnologias com esses objetivos já são uma realidade no campo da saúde.
Por exemplo, com bom software de gestão, você facilita a comunicação entre equipes, informatizando processos e agilizando o fluxo de atendimentos.
Além disso, acompanha com precisão dados, números e índices da sua unidade de saúde, tendo parâmetros mais amplos para tomada de decisões acertadas.

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