Hoje, a Tecnologia da Informação (TI) para unidades de saúde não é apenas uma estratégia organizacional, mas sim ferramenta fundamental para garantir a segurança dos dados e a eficiência da gestão.
Por exemplo, você consegue imaginar os riscos de armazenar dados médicos em papéis? Essa prática torna muito vulnerável os dados dos pacientes e aumenta de forma exponencial a possibilidade de vazamento dessas informações.
Segundo uma pesquisa conduzida pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, 65% das pessoas afirmaram que o constrangimento de ter seus dados de saúde expostos é maior do que um vazamento de dados financeiros, por exemplo.
Segurança de dados e otimização de processos
E é aí que entra a importância da área de Tecnologia da Informação (TI) para as unidades de saúde. Pois, além de armazenar os dados, com a TI você garante a segurança dessas informações, oferecendo a possibilidade de acesso para pessoas exclusivas ou determinado grupo de usuários do sistema, por meio de senhas personalizadas.
A criação de grupos de usuários para acesso a determinadas informações é uma maneira da área de TI integrar dados de diferentes setores da unidade de saúde, sem prejudicar a segurança dessas informações. Com isso, é possível otimizar processos, reduzir custos e até evitar falhas humanas ou conflito de informações. No caso de dados de pacientes, a integração de determinadas informações auxilia na tomada de decisão do procedimento médico, por exemplo.
Credibilidade
Quando pensamos na aplicação das funcionalidades da área de TI a serviço da gestão das unidades de saúde, temos que olhar, principalmente, para as vantagens que elas geram.
O investimento em Tecnologia da Informação será um ponto diferencial para o seu estabelecimento. Além de garantir a segurança e sigilo dos dados de pacientes e informações administrativas, a TI contribui para o bom relacionamento com o paciente, por meio de segurança de seus dados e otimização de tempo em processos, que vai resultar em mais credibilidade para a sua unidade de saúde se comparada às demais instituições.
Afinal, nada é mais negativo para uma instituição do que a falta de organização e a falha em processos, não é mesmo?
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