Como funciona um sistema de gestão para clínicas e consultórios?

Um sistema de gestão torna os processos administrativos e hospitalares mais rápidos e eficazes

Em um mercado tão concorrido como o de saúde, adotar práticas sólidas de organização e gerenciamento pode ser o caminho ideal para encontrar seu diferencial. Nesse sentido, implantar um sistema de gestão em sua clínica ou consultório é fundamental não só para tornar os processos administrativos e hospitalares mais rápidos e eficazes, mas também, criar um ambiente fértil à aplicação de novas ideias e estratégias.

Dessa forma, os resultados passam a chegar mais rapidamente às mãos dos pacientes – fidelizando e satisfazendo suas demandas com eficiência –, os custos são diminuídos – melhorando os resultados financeiros no final do mês –, e os funcionários ainda têm sua rotina facilitada, sentido-se mais motivados e dispostos para novas tarefas.

Principais soluções de um sistema de gestão para demandas administrativas e hospitalares

Um sistema de gestão integrada revoluciona a forma como os gestores lidam com a administração do seu negócio e, sem dúvida, os benefícios da implantação fazem valer o orçamento investido.

Para isso, é importante conhecer suas vantagens reais e como é o seu funcionamento na prática. Separamos, então, as principais informações para você. Confira!

Integração dos processos

Com um sistema de gestão, você integra os processos, facilitando a comunicação entre os setores e agilizando as dinâmicas diárias.

Além disso, otimiza o gerenciamento de estoque, controlando os registros contábeis, a administração farmacêutica e o faturamento. Isso é muito importante para identificar gastos desnecessários e evitar a perda de materiais médicos.

Análise dos processos

Apresenta possíveis deficiências da sua unidade de saúde. Bom exemplo são as análises de taxa de ocupação (revela horários mais agitados e mais calmos) e marcações canceladas (revela os motivos, datas e horários mais comuns de cancelamento de consultas).

Armazenamento integral do histórico do paciente

Resultados de exames, laudos, receituários, dados de internações e medicamentos prescritos ficam disponíveis em bancos de dados que podem ser acessados a partir de um smartphone, tablet ou outro dispositivo com acesso à internet.

Segurança e sigilo dos dados

Uma das maiores preocupações dos pacientes é ter os dados médicos expostos, e a prática de laudos em papéis facilita muito esse vazamento. Com um sistema de gestão é possível informatizar esse serviço, facilitando o armazenamento integral do histórico do paciente com sigilo e segurança.

Controle financeiro

Com a informatização dos processos, há redução nos custos de impressão, o que leva a economia na compra de materiais de escritório, como papéis e cartuchos de tinta.

Satisfação de pacientes e motivação à equipe

Os pacientes ficam muito mais satisfeitos e equipe médica também, afinal, reduzimos assim as chances de erros por conta de anotações inelegíveis.

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