Ao marcar uma consulta por telefone, com quem o paciente conversa pela primeira vez? E ao chegar para seu atendimento, quem ele procura para mais informações? Sim, sem dúvida, a resposta é essa que você pensou!
Uma secretária eficiente e comprometida é fundamental para o bom andamento do seu consultório médico.
Além de participar da maioria dos momentos em que um paciente solicita assistência, a secretária cumpre um papel importante ao refletir uma imagem positiva da sua unidade de saúde. Também é responsável por proporcionar uma boa jornada ao paciente, ajudando na sua satisfação e fidelização.
Conheça as características de uma boa secretária
Você já se convenceu sobre a importância de ter uma boa secretária no seu consultório médico. Mas sabemos que nem sempre é fácil encontrar a pessoa ideal para o trabalho. Por isso, separamos algumas dicas que podem facilitar o processo. Confira!
Pró-atividade
A secretária é uma colaboradora coringa no suporte ao atendimento médico e precisa ter iniciativa para enfrentar com eficiência os imprevistos do dia a dia.
Organização e planejamento
Não basta ter uma rotina bem definida de trabalho, é importante também organização e planejamento sobre o que é prioridade.
O mais importante é a organização da agenda médica. Isso é fundamental para que os processos internos aconteçam com garantia de bons resultados. Outro ponto importante é saber o tempo médio de cada procedimento e consulta, o tempo máximo de atraso e também quais atitudes tomar quando os pacientes não compareçam às consultas.
Humanização no atendimento
Os pacientes não procuram só cuidar da saúde. Eles querem ser, além de tudo, bem recebidos e ter seus problemas resolvidos. Por isso, uma secretária precisa estar sempre disposta a oferecer um atendimento empático e personalizado. Esse é um importante diferencial!
Bons conhecimentos de informática
A tecnologia pode ser uma grande aliada da secretária de um consultório médico, otimizando e facilitando seu trabalho diário.
Por isso, é interessante aprofundar os conhecimentos no envio e recebimento de e-mails, nos navegadores de internet, em editores de texto, em planilhas eletrônicas e no softwares que auxiliem seu trabalho dentro da clínica.