Jornada do Paciente – O Passo-a-Passo Que Você Precisa Conhecer

jornada do paciente medico e paciente de maos dadas

Proporcionar uma experiência positiva aos pacientes deve ser a principal preocupação de todo gestor hospitalar. Afinal, por mais que o corpo médico seja eficiente no tratamento de doenças, é a experiência do paciente que faz com que ele volte (ou deixe de voltar) em um consultório ou hospital.

O que é Jornada do Paciente?

Para garantir essa experiência positiva, é preciso entender a jornada do paciente. O termo jornada do paciente é uma expressão que engloba todas as etapas que o paciente passa, desde a identificação de um sintoma e tomada de decisão para marcar a consulta, até a avaliação da experiência final.

Quais os passos da Jornada do Paciente?

Hoje em dia, essa jornada depende profundamente da presença do consultório ou hospital na internet. Isso por que a primeira etapa dessa jornada é chamada de “autodiagnóstico”. Neste momento, o paciente busca por seus sintomas no Google  visando levantar o máximo de informações possíveis sobre seu caso.

Uma vez realizada essa pesquisa, o consumidor passa a procurar de forma mais filtrada por especialidades e região. Novamente, é imprescindível que os hospitais, clínicas e consultórios possuam uma presença forte na internet, para garantir que o paciente chegue ao seu site e descubra suas informações.

▶ QUER APARECER COM DESTAQUE NO GOOGLE? Clique aqui e confira algumas dicas.

A próxima etapa é o agendamento da consulta. Hoje em dia, o agendamento online de consultas já é pré-requisito para as grandes cidades. Além de garantir maior flexibilidade e autonomia para o paciente, ainda reduz custos ao provedor de serviços.

Marcada a consulta, a próxima etapa da jornada do paciente é a realização da consulta. Neste momento, é de suma importância a garantia de um consultório confortável e sem filas de espera. A consulta deve ser humanizada e o médico deve atendê-lo atenciosamente, dando a atenção e o tempo que o paciente merece.

Feita a consulta, os resultados deverão ser entregues da forma mais cômoda possível ao paciente. Essa entrega pode ser feita pessoalmente ou por correio, mas hoje em dia existem softwares, como o Visual ASA e o iConsultório, que efetuam a entrega dos resultados online, o que facilita a vida tanto do paciente quanto do médico.

Recebidos os resultados, o paciente receberá a indicação dos medicamentos e pode-se dizer que a jornada do paciente chegou ao fim. Mas não é bem assim. Essa jornada, na verdade, nunca acaba – na mente do paciente, a lembrança daquela consulta ficará marcada por muito tempo. Se for uma lembrança positiva, ele cultivará boas memórias e certamente retornará novamente, além de indicar para amigos e familiares. Se for negativa, a reputação do hospital pode ficar manchada por muito tempo.

Quer saber mais?

A Tecnoarte possui mais de 20 anos de experiência em gestão hospitalar. Nossos softwares garantem que seu hospital ou consultório fiquem alinhados com as práticas utilizadas no mundo inteiro. Vem conversar com a gente para garantir a melhor jornada do paciente possível para seus clientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *