Saiba como usar o marketing médico para fidelizar pacientes

marketing pessoal

O marketing, de maneira geral, tem como principal função identificar, analisar e atender às necessidades, desejos e expectativas de um determinado público. Dessa modo, o marketing pessoal médico tem como objetivo a construção de um bom relacionamento com os pacientes, estando veiculado diretamente à imagem profissional.

É por isso que as pessoas gostam de se referir ao profissional como “o meu médico”, e não especificamente à marca do consultório ou clínica.

Para construir essa relação de confiança mútua é preciso pensar como o marketing ajuda a identificar, analisar e atender às necessidades, desejos e expectativas dos seus pacientes. E levar em consideração que, hoje, o paciente não procura apenas o médico em caso de doenças, mas tem cada vez mais pensado nele como um profissional da saúde, que agrega valor, bem-estar e beleza à vida.

Por isso, não percamos tempo! Confira agora como é fácil usar as estratégias do marketing pessoal para conquistar e reter pacientes.

4 estratégias do marketing pessoal para colocar em prática hoje

Tenha empatia: uma das reclamações constantes dos pacientes é a ausência desse comportamento. Afinal, ninguém gosta de ser tratado com indiferença, ainda mais quando se refere ao cuidado com a saúde. Por isso, ofereça um atendimento personalizado, empático e humanizado aos seus pacientes.

Evite atrasos: sabemos que imprevistos são suscetíveis de acontecer, mas fazer com que o paciente espere nunca é uma boa opção. Em casos como esses, é importante que a recepcionista tenha controle sobre a agenda médica para que, caso ocorram imprevistos, seja pela demora em uma consulta ou atraso por parte do médico, ela avise aos pacientes que estão em espera. Em segundo plano, é essencial que o profissional dê algum retorno ao paciente no primeiro contato. Um pedido de desculpas já é o suficiente, pois irá demonstrar que você realmente se importa com ele.

Seja claro: no dia a dia do consultório, você lida com uma variedade imensa de perfis de pacientes. Porém, de uma maneira geral, a maioria deles desconhecem os termos técnicos da área médica. Por isso, uma comunicação simples e objetiva é tão importante, evitando-se o uso de termos de difícil compreensão e até mesmo uma linguagem muito rebuscada.

Atenda às expectativas: depois de um longo dia de atendimento, é difícil se lembrar de cada paciente, seus nomes e casos. Mas, como dissemos anteriormente, os pacientes buscam construir uma relação de familiaridade e confiança com o seu médico. Para evitar desapontamentos, tenha em seu consultório o prontuário eletrônico personalizado, assim, você não precisa contar só com a sorte e garante aquela ajudinha da tecnologia.

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