Você sabe como escolher o convênio médico ideal para a sua clínica?

Ter um consultório médico ou uma clínica que assista o sistema particular e o de convênios é ideal para quem busca um crescimento no número de atendimentos. Cada vez mais a população está contratando planos de saúde para suprir a carência dos hospitais públicos e assim, ter a certeza de uma assistência 24 horas e de qualidade.

Neste artigo vamos listar 5 dicas de como escolher um convênio eficiente para sua instituição médica.

  1. Conhecer o contrato do convênio

Estar ciente de como o convênio funciona, quais as suas responsabilidades e o que ele oferece aos seus pacientes é o primeiro passo para fazer a escolha correta. Você deve saber que os convênios se dividem em:

  • Coletivos: contratado por meio de adesão por pessoas jurídicas para atender grupos de vínculos empregatícios;
  • Empresariais: contratado por uma empresa para atender seus funcionários;
  • Familiares: possibilidade de inclusão de dependentes ao plano;
  • Individuais: adotado por pacientes sem intermédio de operadoras.

Compreender os serviços é fundamental para que não haja problemas de contrato.

  1. Nível de confiança

Quando você pretende adquirir algum produto de valor superior e de extrema importância, normalmente há uma pesquisa antes da compra. Você compara preços, qualidade e segurança. Com convênios médicos isso não muda! Para que você negocie com a operadora certa, é necessário que haja uma pesquisa de mercado em sites de reclamação de marcas, no site da ANS (Agência Nacional de Saúde) e no próprio canal de comunicação do convênio.

Buscar dados na internet e conversar com outros médicos e pacientes, ajuda neste processo.

  1. Considerar as necessidades da sua clínica

Para decidir o convênio ideal, você deve saber do que o consultório ou a clínica precisa. Cada operadora de plano tem um público no qual se destaca mais e entender quem ele é e qual você atinge auxilia na hora da escolha. A dica é conhecer as demandas dos pacientes para o melhor serviço.

  1. Custo x benefício

Analisar o maior número de convênios médicos, comparar seus valores e as coberturas oferecidas te dará a melhor opção. Os custos da adesão devem ser compatíveis com o estilo de trabalho de cada consultório e com os tipos de atendimentos. Entender bem as finanças do estabelecimento é primordial.

  1. Saber as vantagens

Os benefícios de aceitar convênios na sua instituição de saúde incluem recebimento de novos pacientes com possibilidade de fidelização, aumento na busca por serviços e visibilidade do consultório e do médico que presta o serviço.

Ficar em evidência num mercado tão concorrido quanto a área da saúde é de grande importância, por isso escolher o convênio corretamente faz toda a diferença. A reputação da sua clínica pode depender dessa decisão.

Dica bônus: após a escolha dos convênios, não deixe de investir em um software de gestão que contemple e facilite repasses médicos e a burocracia de aprovação de consultas e exames.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *