Importância do questionário de ressonância magnética (RM) para médicos e pacientes

Questionário de RM traz histórico médico do paciente, identificando possíveis riscos durante o exame

Os questionários são instrumentos indispensáveis para o trabalho minucioso de um médico. Além de proporcionarem confiabilidade, fazem um levantamento completo do histórico de saúde do paciente, identificando os principais riscos aos quais ele se submete durante um exame, e sua real aptidão para realizá-lo em segurança ou não.

Nesse sentido, são feitas perguntas bastante específicas, com objetivo do paciente relembrar todos os fatos importantes ligados à sua saúde e possível doença. Por exemplo, o motivo que o levou a procurar ajuda medica, principais desconfortos e sintomas, histórico médico pessoal e familiar, últimos procedimentos cirúrgicos, etc.

Preenchimento do questionário de RM

O objetivo do questionário é identificar pacientes que correm algum tipo de risco durante a realização do exame de ressonância magnética (RM).

Ainda que o campo magnético não cause nenhum prejuízo à saúde, ele pode movimentar dispositivos metálicos que o paciente tenha no corpo, interferindo diretamente na qualidade e resultado das imagens de ressonância.

Por isso, antes de entrar na sala de RM, o paciente deve remover todos os objetos metálicos que tenha junto de si, incluindo aparelhos auditivos, próteses dentárias, piercings e bijuterias.

Também é preciso ressaltar a importância de preencher o questionário de RM todas as vezes que comparecer à unidade de saúde – mesmo que já o tenha feito outras vezes! O médico precisar estar sempre atualizado sobre recentes alergias, doenças e procedimentos cirúrgicos, confirmando a sua aptidão para realizar com segurança o exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *