Como ter uma comunicação positiva com seu paciente?

Uma comunicação positiva proporciona uma boa jornada ao paciente e ajuda na sua fidelização

Na correria do dia a dia, muitas vezes os médicos têm pouco tempo para avaliar o que os impede de cativar determinados pacientes. Mas, afinal, como conquistá-los? O que fazer para fidelizá-los, garantindo sua volta? Uma comunicação positiva pode te ajudar.

Um médico que almeja ser bem sucedido deve ir além do simples diagnóstico. Para tornar um paciente fiel, é necessário proporcionar-lhe uma boa jornada: desde o agendamento, o contato com a recepcionista e o ambiente do consultório, até a consulta e o posterior acompanhamento. E todas essas etapas são permeadas pela comunicação.

Logo, adotar uma comunicação positiva, que propõe acolhimento e solução, demonstra interesse e ajuda a reduzir potenciais conflitos e atitudes defensivas, comuns aos pacientes. Seu consultório ou clínica ganha, então, uma imagem acessível, responsável e eficiente.

Confira dicas para estabelecer uma comunicação positiva com seus pacientes 

Assim, é possível mudar de vez sua relação com eles. E lembre-se, pacientes satisfeitos são leais até mesmo nos tempos de crise!

Atenção na escuta

O primeiro passo já foi dado: sua instituição é organizada e ágil. Essa impressão é importante para imagem que você quer passar da sua unidade de saúde. Mas só isso não é o suficiente.

Ofereça um tratamento humanizado e acolhedor. Demonstre ao paciente  sua importância para o consultório. Assim, ele se sentirá cuidado e pronto para construir uma relação de confiança com você.

Entenda o seu público

Avalie o perfil dos seus pacientes e faça uma análise crítica dos processos. Como é a taxa de ocupação? Quais são os horários de pico? Quais os principais motivos de cancelamento das consultas? Com essas informações, é possível promover mudanças e adaptações na rotina do seu consultório com sucesso.

Resolva problemas

Ao procurar ajuda médica, o paciente já esgotou todas suas outras possibilidades. Por isso, é fundamental ouvir e resolver suas reclamações, evitando que ele volte para casa com dúvidas ou sem resultados.

Priorize um atendimento acolhedor, e promova entre sua equipe médica a busca constante por capacitação, especialização e reciclagem.

Evite atrasos

Imprevistos acontecem, mas fazer um paciente esperar nunca é boa opção. Ele não tem nada a ver com os fluxos e rotinas da sua unidade de saúde.

Por isso, invista em um sistema de gestão que agregue todas as demandas médicas e fluxo de pacientes em consulta. Sua recepcionista poderá saber que horas começou uma consulta, estimando com precisão o seu tempo de duração, independente de possíveis imprevistos.

One comment on “Como ter uma comunicação positiva com seu paciente?

  1. Pingback: Blog Tecnoarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *