Por que gerenciar a agenda médica?

Ter uma agenda médica bem administrada, ou seja, organizada e eficaz, torna o dia a dia da clínica mais produtivo e reflete diretamente no atendimento oferecido aos pacientes desde a marcação da consulta até o consultório.

Preparamos algumas dicas para torná-la ainda mais eficiente, confira.

Diferencie os tipos de consultas

Uma consulta médica costuma durar cerca de 20 minutos quando o paciente já conhece o médico, pois seu histórico já está guardado no sistema ou na ficha, o que agiliza o atendimento. No caso de primeira consulta, é preciso considerar o dobro do tempo para que os dados da saúde do paciente sejam registrados.

Especialidades que oferecem tratamento seriado, como psicologia, fisioterapia, RPG e acupuntura, necessitam de uma agenda diferente da habitual, principalmente porque são áreas que precisam de mais controle para acompanhar a evolução dos pacientes e agilizar as aprovações de grupos de sessões e reavaliações com convênios médicos.

Intervalos entre as consultas não são muito comuns, mas preveja pequenas pausas entre elas para que os horários não se sobreponham em casos de atraso e que os pacientes não esperem muito na recepção.

Organize a agenda conforme esses detalhes e você concluirá o primeiro passo com sucesso.

Ah, ainda nesta primeira dica: é importante conhecer o perfil dos pacientes mais frequentes (quais chegam mais cedo ou sempre atrasados, se costumam levar mais tempo no consultório) para encaixá-los da melhor forma.

Confirme as consultas

É muito comum que um paciente esqueça a data da consulta por falta de organização ou por simplesmente tê-la marcado com muita antecedência, entre outros acontecimentos, e falte sem avisar, gerando buracos nas agendas médicas. Isso reflete na receita da clínica e ainda prejudica outros pacientes que precisam do atendimento e aguardam em listas de espera.

Para evitar essas faltas e conseguir realizar encaixes no caso de cancelamentos, é imprescindível que sejam enviados lembretes de confirmação via SMS ou e-mail pelo menos dois dias antes para que a agenda possa ser reorganizada.

Invista em tecnologia

A sua clínica ainda utiliza agendas de papel para marcar as consultas? Além de ultrapassadas, elas estão suscetíveis a uma série de riscos e erros. Elas podem ficar muito rasuradas por conta da troca de horários, cancelamentos e encaixes, cheias de clips com outros papeis e com folhas amassadas e amareladas, não oferece nenhum meio de lembrete para o paciente, fazendo com que a recepcionista confirme as consultas diariamente, o que levava muito tempo e nem sempre funciona, pois o paciente pode não receber a ligação.

Uma agenda médica digital ou online pode oferecer inúmeros benefícios para a sua clínica. Conheça este e outros recursos que um sistema médico de gestão pode oferecer para melhorar a gestão da sua clínica em todas as áreas (administrativa, financeira e de atendimento). Conheça o Conclínica.

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